quarta-feira, 29 de outubro de 2008

E-Commerce e E-Business. O que são?


Atualmente milhares pessoas têm acesso à Internet – são cerca de vinte
milhões de usuários só no Brasil, e a tendência é que essa quantidade aumente cada vez mais (através de programas governamentais ou de ONGs, como por exemplo os de inclusão social, e a própria melhoria das condições de vida da população, através da educação. inserção no mercado de trabalho, etc).

É só começar a navegar que o usuário começa a se deparar com vários termos exclusivos, a maioria deles com um "e" no começo: e-mail, e-commerce, e-business, e, e, e, e, e, e, e... Este "e" vem de eletrônico (electronic, em inglês); ou seja, ele sempre aparece diante de palavras que têm alguma relação com eletrônico. Essas palavras são chamadas de buzzwords, e são rótulos que foram dados a certas atividades no mundo dos negócios na Internet. 

E-Commerce é diferente de E-Business?

Sim, garante Leandro Idesis, administrador de empresas e especialista em E-commerce. "E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem online. A diferença entre e-commerce e e-business, expressões que muitas pessoas confundem, existe. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. É um erro de quem está no mercado utilizar estas duas expressões para dizer sobre a mesma coisa", explica o especialista. 

Um gerente de e-commerce de uma empresa, por exemplo, é aquele profissional responsável pelas relações comerciais da empresa na Internet. O gerente de e-business, por sua vez, é responsável pelas negociações da empresa na Internet. Um tem em seu trabalho a atividade de vendas e o outro não. Esta é a principal diferença. 

Para trabalhar numa destas duas ocupações, principalmente em
e-commerce, é essencial ter facilidade de comunicação para manter uma relação direta com o cliente, conhecer muito sobre Internet e entender de Marketing. A intenção deve ser sempre satisfazer o consumidor, assim como em todas as outras maneiras que existem de firmar uma relação de custo-benefício.

Podemos, então, concluir que o e-commerce é, na verdade, uma ramificação do e-business, assim como o e-service, que é a prestação de serviços de uma empresa via web, como as agências de informação online, home bankings, sites de busca, etc.

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