sábado, 29 de novembro de 2008

Bom uso de TI torna empresa líder, diz estudo

Max Alberto Gonzales, da INFO
Quinta-feira, 29 de maio de 2008 - 16h45
SÃO PAULO – A adoção de boas práticas de prestação de serviços de TI faz as empresas serem mais eficazes para atingir seus objetivos de negócios.
A conclusão é de um estudo feito pela Unisys, com 550 executivos no mundo todo, dos quais cerca de 50 brasileiros. Desse total, 139 empresas, ou 25,2% do total, tornaram-se líderes em suas áreas de atuação graças a suas práticas de TI. As corporações faturam no mínimo 500 milhões de dólares anuais.
Segundo a Unisys, a amostragem revela diferenças consideráveis entre as empresas líderes e as demais, por exemplo, na utilização de serviços de outsourcing(designa a ação que existe por parte de uma organização em obter
mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços) para a melhoria contínua de seus processos de negócios e para atingir suas metas.
As empresas classificadas como líderes têm índices maiores de prioridades de negócios do que a média do universo total da pesquisa. Por exemplo, 74% dos entrevistados mencionam a redução de custos, enquanto as líderes são 83%.
O item satisfação do cliente e venda adicional de serviços é mencionado por 87% das empresas lideres, contra 73% do total, mesmos percentuais obtidos para os aspectos retenção/fidelidade dos clientes, aumento da agilidade de negócios e aumento da produtividade. O aumento da lucratividade é prioridade da área de TI em 86% das líderes, contra 70% da média total. A diferença é maior quando os CIOs avaliam a importância do estímulo à inovação e à criatividade: 81% contra 52%.
Os entrevistados apontaram as três melhores práticas para a TI ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócios: técnicas e ferramentas de gestão de conhecimento; metodologias de modelagem para administrar o desenvolvimento de sistemas; e o uso de novos modelos de prestação de serviços, por exemplo, software como serviço (SaaS).
Fonte:
http://info.abril.com.br

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